A Prefeitura de Marabá em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) realizou nos dia 13 a 17 deste mês, o Seminário de Compras Governamentais.
Na ocasião, também foi realizado o lançamento do programa Pará Crescer, que prevê o incentivo ao crescimento da economia por parte das prefeituras do Estado. Portanto, foi assinado o Termo Técnico de Cooperação pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia (Sicom) e o Sebrae.
Com este acordo, 70% dos recursos devem ser aplicados nas ações de capacitação, por parte do Sebrae, de empresários e micro empreendedores locais, além de servidores municipais.
À Prefeitura de Marabá caberá garantir o cumprimento da lei de compras durante a realização de processos licitatórios. Para o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Araújo, essas iniciativas, ainda que em pequenas escalas, deverão trazer benefícios ao município e cabe à Sicom firmar cada vez mais parcerias para que a formação seja contínua, gerando assim, melhores resultados.
O secretário de Planejamento, Roberval Rodrigues, destacou a atuação da prefeitura na contribuição para o desenvolvimento financeiro. “Com esse acordo a Prefeitura de Marabá cumpre seu papel de órgão fomentador da economia local. Isso vem fortalecer esse processo, sobretudo, as pequenas e micro empresas que estão instaladas no município, fazendo com que toda a renda gerada nesse processo fique no próprio município, fomentando cada vez mais a economia local”.
A apresentação do programa Pará Crescer foi feito pelo gestor do projeto, Solano Lisboa, com o objetivo de discutir estratégias de fortalecimento dos pequenos negócios. Outras duas palestras também fizeram parte da programação do seminário.
O consultor do Sebrae, Orlando Wallace, expôs as principais alterações na lei de compras; já o gerente da unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Roberto Bellucci, fez uma palestra institucional sobre a atuação em processos de compras governamentais.
O evento marcou o encerramento da capacitação de micro empreendedores e servidores públicos, que foi realizada de 13 a 16 de outubro, por meio do curso de fornecedores, que contou com 25 inscritos; e do curso de compradores, que teve 23 inscritos, entre servidores das Prefeituras de Marabá, Nova Ipixuna e Jacundá. Todos os participantes receberam certificado.