Depois de adiamentos que geraram desconfiança em relação a projeto, finalmente foi vencida a licitação para o derrocamento do Pedral do Lourenção. A obra será tocada pela DTA engenharia com o valor de R$ 520 milhões, com 7% de desconto em relação ao valor inicial estimado.
O edital previa a contratação integrada de empresa para a elaboração dos projetos básico e executivo, das ações ambientais, bem como a execução das obras de derrocamento para a implantação do canal de navegação na região dos pedrais (Pedral do Lourenção) da Hidrovia do Tocantins.
O derrocamento do Pedral do Lourenção permite a navegação segura durante todo o ano do Rio Tocantins, já que o único ponto que não é navegável por grandes embarcações no verão é justamente a área de 43 km do pedral.
O próximo passo agora será a análise da documentação da empresa e assinatura do contrato. Tudo leva a crer que não haverá problemas nessa fase do projeto, posto que a DTA Engenharia, com sede em São Paulo, é uma das maiores do Brasil e está presente nos principais postos do território nacional.
A DTA Engenharia foi criada em 1998 para atender as mais diversas necessidades na área de consultoria, projetos de engenharia e meio ambiente atuando de forma destacada e independente. O objetivo da empresa é a prestação de serviços de desenvolvimento de projetos de engenharia nas mais diversas áreas, buscando sempre a melhor solução de implantação sob os aspectos técnicos, econômicos e ambientais.
Para tanto, dispõe de uma equipe técnica multidisciplinar composta principalmente por Engenheiros Civis, Arquitetos, Engenheiros Cartógrafos, Engenheiros Florestais, Economistas. Sociólogos, Biólogos, Advogados, além de consultores permanentes entre outros profissionais especializados, de forma a abranger toda a gama de especialidades necessárias a estruturação das três colunas mestras que dão sustentação a um empreendimento, sendo elas: Viabilidade Técnica, Viabilidade Econômica e Viabilidade Ambiental.