A diversão tomou contas das ruas de Marabá, no sudeste do Pará, durante o encerramento da festa de Momo dos blocos Jegue Elétrico e Gaiola das Loucas, que fecharam com chave de ouro o carnaval da cidade, ontem. Cerca de 17 mil pessoas participaram da folia, marcada pela criatividade e reinvenção.
O bloco Jegue Elétrico foi o primeiro a sair pelas ruas do bairro Km 07, arrastando a multidão atrás da carroça rosa do famoso jegue, que há 15 anos faz a festa na área. Cerca de dois mil foliões que seguiam o Jegue Elétrico também apreciaram o tradicional “Mijo do Jegue”, um barril com 200 litros de uma bebida feita com cachaça e batida de maracujá, liberada a vontade para os brincantes.
Na mesma tarde, o bloco Gaiola das Loucas, existente há 35 anos na cidade, fechou o carnaval no bairro Cidade Nova, reunindo cerca de 15 mil pessoas, como previa a organização. Irreverentes e divertidos, os homens usaram e abusaram da criatividade, vestidos de mulher.
O vendedor Tieres Lopes da Silva se fantasiou de bombeira e chegou incendiando o bloco. “Todo ano venho em um figurino diferente. Admiro a profissão e vi que o look ia ficar bacana em mim. Aqui o povo se diverte, vem fantasiado e não tem resistência”, ressaltou.
Vestindo a fantasia de policial, a autônoma Jaqueane Alencar não aliviou para os marmanjos e caprichou na roupa. “Acho que precisamos fiscalizar mais um pouquinho, ter mais polícia na cidade, deixar mais as coisas sob controle. Vamos prender só pela brincadeira, hoje todo mundo é da paz”, brincou a foliã.
VAI QUEM QUER
Na última segunda-feira (27), o tradicional bloco “Vai Quem Quer” abriu o Carnaval arrastando cerca de 15 mil foliões, entre crianças e adultos, no Núcleo Nova Marabá.
Como a Prefeitura não realizou a festa oficial, este ano, por falta de recursos, os três blocos mais tradicionais garantiram a folia dos brincantes na festa de momo, com irreverência e animação.