Uma programação diversificada com cinco dias de ações culturais vai marcar as comemorações pelo 104º aniversário de Marabá. Logo na quarta-feira, 5 de abril (data da emancipação do município) a Prefeitura de Marabá inicia as celebrações bem cedo, às 6 horas, com alvorada, queima de fogos e o tradicional café da manhã servido à comunidade do bairro Francisco Coelho, com diversos bolos regionais.
A programação seguirá com um culto ecumênico e apresentações culturais, com participação da Banda do Centro Cultural Cine Marrocos e do Mestre Zequinha, morador tradicional do Bairro Cabelo Seco. Autoridades presentes farão uso da palavra para enaltecer a história do município e de sua gente.
Ainda na quarta-feira, a partir de 17 horas, as celebrações continuam, só que na Praça São Félix de Valois, com a realização do II Cortejo de Encantarias, com a coordenação do Grupo Historiar-Te; apresentação do Grupo Caminho de Luz do Bairro Francisco Coelho; Mostra de exposições e artesanato; e show artístico com a cantora Nilva Burjack.
No dia 6, quinta-feira, as comemorações permanecem na Praça São Félix, com Mostra de exposições e artesanato; Apresentação da Cia. de Dança Yaguara; e show com o mestre Zequinha.
No dia 7, sexta, no mesmo local, a Prefeitura organiza uma mostra de exposições e artesanato, com um show artístico com Nenzinha do Calypso.
Nos dias 8 e 9 de abril, sábado e domingo, a programação segue para a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova. Nas duas noites permanece a mostra de exposições e artesanato. No sábado, Cláuber Martins sobe ao palco e, no domingo, o encerramento com Washington Hermes.