O sol, a areia e água doce do Rio Tocantins estiveram convidativos durante todo o fim de semana, na Praia do Tucunaré. Assim foi a abertura do veraneio oficial de Marabá com milhares de pessoas visitando a praia do tucunaré.
Neste domingo, a movimentação para a travessia do Rio Tocantins começou logo cedo. O vai e vem das embarcações foi acompanhado por fiscais da prefeitura, (do PROCON) que estavam atentos ao uso dos coletes salva-vidas.
Esse ano quem chega do outro lado, nas areias, já sente a diferença na organização do balneário. A Secretaria Municipal de Esporte-SEMEL, montou uma arena onde as competições esportivas estão sendo realizadas.
No sábado, tiveram quatro jogos de beach soccer e neste domingo outras seis equipes, dentre as categorias, masculino e feminino disputaram a classificação para a final que deve acontecer no próximo fim de semana.
Mas teve ainda, a I Copa de Pouso de Paraquedismo. O evento que teve o apoio da SEMEL, foi realizado pela Federação Paraense de Paraquedismo – Fepara. Além disso, os veranistas se encantaram com a beleza de homens e mulheres de corpos sarados e malhados, do fisiculturismo. A exibição aconteceu no fim da tarde.
A Prefeitura de Marabá disponibilizou também, servidores da Postura, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Municipal para trabalhar na Paria do Tucunaré durante o veraneio.
A SEMMA depois de orientar sobre a destinação do lixo distribui sacolas e panfletos educativos. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de manter o espaço limpo. Um trator passa periodicamente para recolher o lixo acondicionado. A ação faz parte do programa “Verão Ecológico”.
Já a Secretaria Municipal de Saúde, realiza testes rápidos de HIV e Hepatite B e C. Qualquer pessoa pode fazer o exame. O resultado é entregue em minutos. O CTA distribui ainda, preservativo para quem procura a barraca da saúde. Esse é o programa “Verão Saúde”.
Os fiscais da Postura visitam barracas e ambulantes em toda a extensão do balneário. Ao todo, 149 estão cadastrados pelo departamento e aptos a comercializar alimentos e bebidas no balneário. Eles estão identificados com crachás e camisas do veraneio.
Os ambulantes flagrados sem autorização são encaminhados à sede do departamento, durante a semana, para se regularizar. Na praia é proibida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, por isso, ao ser detectado o produto é recolhido, para evitar problemas no lugar.
A Guarda Municipal faz rondas pelas areias, atenta a situações rotineiras, e trabalho no apoio das Secretarias Municipais e auxílio de outros órgãos de segurança como os Bombeiros e a Policia Militar.
Dona Lucilene Brito, é vendedora ambulante e diz que está satisfeita com a organização da prefeitura na Praia do Tucunaré. Destacou o Verão Ecológico, dizendo que é importante o trabalho de conscientização e a distribuição das sacolas é um incentivo para que as pessoas guardem o lixo no recipiente.
Já Zélia Araújo, veio de Parauapebas visitar o balneário mais procurado da região. Ela conta que percebeu a organização desde o embarque. “Fomos bem tratados desde o embarque, com a orientação para o uso do protetor solar e do colete salva-vidas, tá muito bom estão de parabéns”, finaliza a veranista.