O Google anunciou nesta quarta-feira (25) o Android Auto, uma versão do seu sistema operacional móvel feita para carros. De acordo com a empresa, a plataforma sincroniza dados de smartphones Android com o veículo e privilegia o uso de comandos de voz, evitando que o motorista se distraia durante a direção.
O anúncio foi realizado durante a abertura da conferência Google I/O, realizada em San Francisco (EUA). Durante o evento, a empresa também promoveu um novo serviço de vídeo chamado Android TV e uma prévia do Android L, nova versão do sistema de smartphones e tablets.
O Android Auto é a oferta do Google para concorrer com o CarPlay, plataforma da Apple lançada em março que permite controlar as ferramentas do iPhone diretamente do painel do carro. Com o Google Maps, por exemplo, os usuários podem visualizar mapas e pontos favoritos armazenados no smartphone diretamente na tela dos automóveis.
Aplicativos de música também são compatíveis, usando internet 3G ou 4G dos próprios veiculos ou fazendo uma conexão com o celular. O Android Auto também permite ditar e mandar mensagens enquanto se está dirigindo.
Durante o evento, o Google anunciou que firmou acordo para o uso da tecnologia por 40 montadoras, como Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai. A plataforma de desenvolvimento do Android Auto será lançada em breve aos desenvolvedores e chega no final do ano para os consumidores.
Android TV - O Android TV é uma plataforma do Google para Smart TVs e tem um visual semelhante a de outros dispositivos Android. O smartphone pode ser usado como controle remoto para escolher filmes da Play Store ou do Netflix, por exemplo, além de rodar aplicativos e games em tela cheia.
Usando comandos de voz, o usuário pode buscar pelos trabalhlos de um ator específico ou até mesmo alugar um filme ou seriado.