Muitas pessoas acham que ser magro é sinônimo de saúde, porém está errado. Mesmo sendo magra, qualquer pessoa precisa praticar atividades físicas. O sedentarismo pode matar duas vezes mais que a obesidade, segundo estudo realizado pela Universidade de Cambridge. A pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, buscou problematizar sobre os perigos relativos ao sedentarismo e a obesidade.
Ao todo, 334 161 europeus foram acompanhados pelos pesquisadores durante 12 anos. Durante esse tempo, eles avaliavam os níveis de exercício e as medidas de cintura registrados a cada morte. Após o trabalho, os pesquisadores descobriram que 676 mil mortes são causadas por falta de atividade ao ano, contra 337 mil devido ao peso em excesso.
O maior risco foi identificado em pessoas classificadas como sedentárias, fator consistente tanto para quem tinha peso normal, quanto para os que sofriam com sobrepeso e obesidade, disse o professor e pesquisador Ulf Ekelund em entrevista para a BBC News.
O sobrepeso e o sedentarismo andam lado a lado, por isso é importante que qualquer pessoa, mesmo sendo magra, pratique atividades físicas. Os pesquisadores dizem que todas as pessoas deveriam praticar pelo menos 20 minutos de caminhada independentemente de quanto elas pesam.