O Google anunciou nesta sexta-feira, 28, que jogará mais uma pá de cal sobre o cadáver do Flash. A partir de 1º de setembro, o seu navegador, o Chrome, pausará automaticamente vários anúncios presentes na web que utilizem a plataforma multimídia da Adobe.
Ainda não é o fim da linha, mas é o mais um passo para o fim. O Chrome ainda permitirá que o usuário assista a vídeos normalmente, mesmo que eles utilizem o Flash. No entanto, todo o conteúdo em volta que utilize a plataforma, que normalmente são anúncios, serão pausados. Se a pessoa quiser, ela poderá clicar para ativar o conteúdo por conta própria.
Segundo o Google, a medida deve acelerar o carregamento das páginas da web, reduzir o uso de memória e, consequentemente, diminuir o consumo de energia, o que é primordial para quem está navegando por um notebook e depende da bateria.
A mudança havia sido anunciada ainda em junho deste ano, para dar tempo para que todos se preparassem. A funcionalidade foi liberada primeiro para os usuários da versão beta do navegador, mas só agora será ativada para todos.
Apesar de a nova regra começar a ser imposta para o público em geral dentro de alguns dias, o recurso já está presente no Chrome e você pode ativá-lo imediatamente, se preferir. Para isso, entre em Configurações > Mostrar Configurações Avançadas > Configurações de conteúdo. Nesta janela, pressione Detectar e executar conteúdo do plug-in importante.