O secretário de Estado de Transportes, Eduardo Carneiro da Silva, anunciou na última quinta-feira (18), em Marabá, o investimento de R$ 250 milhões para a recuperação da Rodovia PA-150, no trecho de 164 quilômetros entre Marabá e Goianésia do Pará. O edital para a licitação da empresa ou empresas que vão executar a obra será publicado no final de novembro próximo e o prazo para o início dos trabalhos é de 30 dias após a abertura das propostas e o prazo para a execução é de 18 meses.
O anúncio foi feito após audiência pública que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, durante a qual o secretário e sua equipe detalharam todas as fases do processo. Eles esclareceram que, devido o início do período chuvoso, os primeiros trabalhos a serem feitos serão de drenagem, recuperação de pontes e tornar trafegável trechos hoje em estado bastante crítico, como entre Nova Ipixuna e Jacundá, por exemplo.
Durante a audiência, a Setran (Secretaria de Estado de Transportes) expôs às cerca de 20 pessoas que participaram da reunião o projeto e as condições de recuperação da rodovia.
De acordo com Eduardo da Silva, a participação delas foi muito importante para que tudo ficasse bem claro à população.
Ele destacou o exemplo de uma professora que questionou sobre o fato de o início da obra acontecer durante o período chuvoso.
“Agradeço a participação de todas as pessoas que vieram aqui à audiência pública. Daqui a cerca de 60 dias estaremos com a empresa vencedora para dar início às obras da pavimentação”, encerra Eduardo Carneiro.
Compareceram à audiência pública além de Eduardo Carneiro da Silva, Osmar Sampaio, diretor da DTT (Diretoria de Transporte Terrestre) da Setran, e Francisco Cidon, engenheiro do 5º Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Transportes, entre outros nomes, além de voluntários, projetistas e representantes da sociedade civil de Marabá.