A parceria anunciada no primeiro semestre deste ano entre os grupos Leolar (de Marabá) e Y.Yamada, de Belém, começou a aparecer para o público local nesta segunda-feira, 26, com a inauguração da primeira de 12 lojas do grupo belenense no sul do Pará. Os diretores da Leolar e Y.Yamada participaram da inauguração, que contou com um grande número de clientes que foram conhecer os cerca de 30 mil itens de supermercado e magazine.
A Leolar Cidade Nova tem seu amplo espaço compartilhado com o Supermercado Y.Yamada no primeiro piso, em frente à Praça São Francisco. Ali, são 3.000 metros quadrados de área para o supermercado, com outros 3.000 metros quadrados no terceiro piso, onde o cliente encontra um mix de produtos, desde roupas, calçados, produtos de construção civil, entre outros.
Na cerimônia de inauguração, Andrey Rocha, presidente do Grupo Leolar, falou que o clima é de motivação por poder agregar mais valor e produtos aos clientes da Leolar, trazendo para Marabá o grupo Y.Yamada, um parceiro bastante conceituado no segmento de supermercado e que possui um grande conhecimento sobre o Estado.
A próxima loja Leolar a receber o Y.Yamada segundo Andrey, é a da Folha 31, ao lado da Prefeitura Municipal, com previsão para inauguração em 13 de setembro. A área de supermercado ali será maior ainda, com 5 mil metros quadrados, quase o dobro da unidade da Cidade Nova. “Ela trará sortimento e oferta muito maior de produtos com conforto de estacionamento de subsolo e ao redor da prefeitura.
Andrey confirmou que vários modelos foram discutidos para a relação comercial entre a Leolar e Y.Yamada, inclusive fusão, mas a parceria foi a que agradou os dois grupos paraenses. Apenas na primeira loja em que ambas compartilham os espaços, estão sendo gerados mais de 300 postos de trabalho. Na loja da Nova Marabá serão mais 230 funcionários do Yamada, chegando a quase 400 empregos quando somados aos da Leolar. “Ficamos felizes por fazer com que a geração dessa renda seja destinada ao público marabaense”.
Andrey disse que conversou com vários clientes da Leolar, os quais se mostraram satisfeitos com a parceria com a Yamada, ampliando o mix de produtos para os clientes. “Eles não vieram como meros inquilinos de nossos espaços. Essa é uma operação de agregar valor, atender bem os clientes e posteriormente propor ao cliente um só ponto de compras.
Marta Oliveira, diretora comercial do Grupo Leolar, explica que a parceria permite que e inicialmente não está compartilhado o recebimento do Cartão Yamada pela Leolar, mas essa opção deverá ocorrer em breve. “Optamos por permitir a acessibilidade entre Leolar e Yamada para facilitar ao cliente de ambos que tenha mais opções de produtos em um mesmo ambiente, com comodidade e conforto”, observa.
A Leolar oferece aos clientes móveis, eletrodomésticos, relógios, fotografia e informática, enquanto a Yamada dispõe de supermercado, calçados, confecções, cama, mesa e banho. “O nosso cliente é o grande beneficiário dessa parceria”, avalia Marta. Três lojas da Leolar em Parauapeabas vão ganhar grandes operações da parceria com a Yamada.
Depois virão Canaâ, Tucumã, Ourilândia, Redenção, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia, Breu Branco e Tucuruí. “Temos muito trabalho pela frente para abrir várias lojas. Esse é o primeiro projeto no Brasil de consolidação de um só centro de compras de um mercado com eletromóveis. Outros consultores do País estão de olho nessa parceria e veem com bons olhos”, diz Andrey.