Será nesta sexta – feira (20), a cerimônia de posse do deputado Milton Zimmer à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores e dos demais membros que vão compor a diretoria executiva da legenda para os próximos quatro anos (2014 a 2017). O evento será no auditório João Batista, localizado no segundo andar do prédio da Assembleia Legislativa.
Cerca de 350 pessoas estão sendo esperadas para participarem da cerimônia. Entre os convidados estão: deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, presidentes dos diretórios municipais e distritais eleitos por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), realizado pelo PT em novembro desse ano. Também foram convidados militantes petistas e amigos do deputado, mas o evento será aberto a todos que queiram prestigiar.
Eleição PED 2013
Em uma disputa acirrada, o deputado estadual Milton Zimmer foi eleito no último dia 25 como novo presidente do Partido dos Trabalhadores. Com 8.903 votos, o equivalente a 50,4% do total de votos, Zimmer venceu o deputado federal Zé Geraldo Torres da Silva, que obteve 8.780 votos, correspondente a 49,6%. Pouco mais de 18 mil filiados compareceram aos locais de votação em 125 municípios paraenses no segundo turno.
Integrante da tendência Articulação Socialista (AS), que tem como lideranças o deputado federal Beto Faro e o deputado estadual Carlos Bordalo, Zimmer liderou o primeiro turno com 5.153 votos, realizado no dia 10 de novembro, sendo um dos favoritos na preferência dos militantes para sair vitorioso no segundo turno. O candidato Zé Geraldo, obteve 4.960 votos.
O novo presidente ganhou reforço no segundo turno com apoio dos deputados federais Cláudio Puty, da Democracia Socialista (DS) e Miriquinho Batista, da Unidade da Luta (UL), alianças importantes para o sucesso na eleição.
Um dos desafios do presidente petista será elaborar um planejamento estratégico para o Partido e realizar um amplo debate interno sobre as eleições de 2014.Entre outras prioridades, temas como a reaproximação do Partido da juventude e dos movimentos sociais, além de investimentos em formação política e fortalecimento da legenda nos municípios e no Estado, também estarão em pauta.
Milton Zimmer pretende ainda profissionalizar alguns departamentos como assessoria jurídica, comunicação e contábil.
O presidente eleito substituirá João Batista Barbosa da Silva e irá conduzir o PT nos próximos quatro anos.