O papa Francisco nomeou Irineu Roman bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará, informou nesta quarta-feira o escritório de imprensa do Vaticano.
Irineu Roman, que atualmente é vigário episcopal na região de São João Batista e pároco na Paróquia Santa Edwiges, nasceu em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata e se ordenou sacerdote em janeiro de 1990.
Roman completou seus estudos elementares no seminário da Congregação dos Jesuítas e estudou Filosofia na Faculdade da Imaculada Conceição de Viamão (RS) e na Universidade de Caxias do Sul (idem) entre 1979 e 1980.
Além disso, começou o curso de Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná e o finalizou na PUC de Porto Alegre, em 1987.
Ao longo de sua carreira no Ministério sacerdotal, o religioso ocupou vários cargos, como o de vigário paroquial da paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina, na arquidiocese de Brasília; diretor e economista da comunidade religiosa de Planaltina, e pároco na paróquia de Santa Edwiges de Belém, na arquidiocese de Belém do Pará.