Todos os municípios da região nordeste, oeste e sudoeste do Pará que ficaram no escuro desde a madrugada desta quinta-feira (25), tiveram a energia elétrica restabelecida após pelo menos oito horas no escuro. Um problema técnico na linha de transmissão dentro das instalações da Eletronorte, no município de Tucuruí, causou o apagão, às 5h37.
Segundo informações da Celpa, que enviou equipes para dar apoio no trabalho, a Eletronorte conseguiu restabelecer o fornecimento de energia por volta de 13h30 nos municípios de Altamira, Itaituba, Rurópolis, Uruará, Santarém e Anapu. As cidades são atendidas pela Linha de Transmissão do Tramoeste, de responsabilidade da Eletronorte.
Os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Parada do Bento, Cametá, Breves, Bagre, Melgaço e Curralinho continuaram sem energia até por volta de 16h30, quando o serviço foi normalizado.
Para resolver o problema, a Eletornorte trabalhou com várias equipes no conserto do transformador que fica dentro das instalações da Eletronorte na usina de Tucuruí. Segundo análise das equipes técnicas, o problema pode ter sido causado pela incidência de descargas atmosféricas na região.