O bispo emérito de Belém Dom Vicente Zico faleceu na tarde desta segunda-feira (04), aos 88 anos. Ele estava na Residência Episcopal onde recebia acompanhamento médico.
Dom Vicente Zico estava com estado de saúde delicado desde que voltou de uma viagem, em Belo Horizonte, onde visitou familiares. Ele estava com dificuldades respiratórias, sendo necessária a sua internação hospitalar.
Segundo comunicado assinado pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, após breve permanência no hospital, Dom Vicente Zico foi para a Residência Episcopal, onde ele morava. O pedido foi do próprio religioso.
O corpo do Arcebispo Emérito Dom Vicente Joaquim Zico, será sepultado na próxima quarta-feira (06), por volta das 15 horas. De acordo com comunicado da Arquidiocese de Belém, Dom Vicente Zico faleceu às 16h10 em sua residência, depois de alguns dias de enfermidade.
O corpo começou a ser velado a partir das 22h desta segunda (4) na Catedral da Sé de Belém, estando prevista a celebração das Exéquias para a quarta-feira (06), às 15h, com sepultamento na mesma Catedral.
Dom Orani João Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro, confirmou que irá participar do velório de Dom Vicente Zico. Ele deve chegar à capital, nesta madrugada.
"Os dons que Dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autentico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus", comentou Dom Orani, através de sua conta no Twitter.