Na manhã desta sexta-feira (22), servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), decidiram entrar em greve a partir de 00h da próxima quinta-feira (28).
Segundo Elísio Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará (Sindtran), os 50 municípios que possuem sede do Detran terão as atividades paralisadas, deixando de atender cerca de 5 mil pessoas por dia.
"Ao todo, o Detran possui cerca de 1350 servidores que fazem parte do quadro oficial. Essas pessoas precisam de condições para trabalhar melhor e atender a população", explica Elíson.
De acordo com ele, as reivindicações da categoria passam, além da perspectiva financeira e pessoal, por melhorias institucionais. Uma das principais reclamações é a recuperação do valor total da Gratificação de Tempo integral (GTI), que teria sido cortada pela metade nos últimos anos. Antes o valor pago era de 70% em relação ao salário base e atualmente é de 35%.
A categoria pede ainda a realização de novo concurso público na instituição e reorganização em sua estrutura administrativa, além da estrutura física.
Outro pedido da categoria é o pagamento de auxílio contra risco de morte ou agressão, já que os agentes acabam expostos em blitz, operações e outras ações do Detran. Por fim, os servidores reivindicam a reposição de 25% no ticket alimentação, reajustando para R$ 786,25 e o aumento no valor das diárias para R$ 180.
Até a próxima quinta-feira, data do início da greve, os servidores prometem fazer diversos atos em frente à sede da autarquia em Belém, e frente ao Centro Integrado do Governo (CIG) e Secretaria de Estado de Administração (Sead).