A partir do dia 1º de novembro, a polícia civil vai poder pedir o bloqueio imediato de aparelhos celulares roubados em todo o estado do Pará. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado e visa tornar mais rápida, além de reduzir as ocorrências.
Segundo dados da Secretaria se Segurança Pública (Segup), o roubo e furto de celulares aumentou quase 6% no estado, em um ano. De janeiro a outubro de 2015, foram registrado 3.919 furtos e 11.329 roubos de celulares no Pará.
Bloqueio
A partir do dia 1º de novembro, a polícia já pode fazer o bloqueio dos celulares roubados, no momento do registro do boletim de ocorrência. Para isso, basta a vítima fornecer o IMEI do aparelho, que é o número de identificação registrado na nota fiscal e no próprio telefone.
Para saber o IMEI do seu aparelho basta discar * + # + 06 + #. Depois de bloqueado, o aparelho para de funcionar. A resolução foi aprovada pelo Comitê de gestores de segurança pública.
Para o secretário de segurança pública,Coronel Jeannot Jansen, a determinação facilita o trabalho da polícia. “Agora basta fazer o registro da ocorrência e a polícia se encarrega, desde que autorizada pelo proprietário, a solicitar o bloqueio diretamente à operadora. No máximo em 12 horas o aparelho estará bloqueado", afirma.
Cuidado
Enquando o pedido feito pelo Ministério Público não entra em vigor, o cidadão Cássio Abdon diz que é melhor se prevenir. “[meu celular] vai guardado no bolso. Quando não, eu deixo dentro do carro. E se se tiver que usar o celular tem que ser alerta, olhando para o lado", conclui.