Uma carreta foi incendiada por um grupo de manifestantes no pátio de retenção de veículos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Dom Eliseu, no nordeste do Pará, durante um protesto realizado na cidade ontem (10). A PRF informou que o protesto começou após uma operação de fiscalização no município, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando foram realizadas várias apreensões de madeira ilegal.
Segundo a PRF, os agentes perceberam uma movimentação no pátio, próximo aos caminhões apreendidos, onde constataram fumaça partindo da frente de um dos caminhões, sendo que dois deles estavam pegando fogo na parte da frente. Um dos incêndios foi controlado, mas outro caminhão teve a parte da frente dominada pelo fogo. Alguns veículos próximos ao incêndio foram removidos para evitar que o fogo se alastrasse, entretanto, os manifestantes cortaram o cabo de freio de alguns caminhões que acabaram ficando fora da área do pátio, havendo novas tentativas de tocar fogo neles.
Duas viaturas da Polícia Militar chegaram para dar apoio, mas foram hostilizadas pela população que se encontrava no local. Pedras e outros objetos foram arremessados nos policiais. De acordo com a PRF, era possível perceber alguns indivíduos em meio à multidão incitando a violência contra os policiais. Em certo momento, os manifestantes utilizaram também fogos de artifício conhecido como 'rojões', inclusive o caminhão pipa cedido pela prefeitura para apagar o fogo foi alvo de vandalismo.
Durante a manifestação, a Rodovia BR-010 chegou a ser interditada, entre o km 18 e 19, pelos manifestantes, que tocaram fogo em pneus e também incendiaram Câmara Municipal de Dom Eliseu. A PRF informou que a situação no local está momentaneamente contida. Reforços da Polícia Militar, agentes da PRF no Pará e de Imperatriz-MA estão no local para coibir os atos de vandalismo.