A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou nesta quarta-feira (6) que as contas de água terão reajuste de 20% a partir do dia 23 de janeiro, nos 56 municípios do estado que são atendidos pela companhia. O reajuste foi autorizado Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto do Município (Amae), após sete anos sem mudanças na tarifa.
Segundo a Cosanpa, o reajuste vai permitir a melhoria dos serviços e a ampliação de redes e sistemas de abastecimento para zonas que não são alcançadas pela companhia. De acordo com o presidente da companhia, Luciano Dias, o reajuste em cada conta será, em média, menor do que R$ 4.
"Embora o aumento seja de 20%, o índice financeiro será muito pequeno, mas esse reajuste vai certamente aumentar a arrecadação da companhia e com isso melhorar a qualidade dos serviços, principalmente na manutenção dos sistemas”, garante o presidente da Cosanpa.
Defasagem
A Cosanpa informou que o índice de reajuste de 20% autorizado pela Amae se mantém abaixo da inflação de 54% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde o último reajuste praticado na tarifa de água, ocorrido em julho de 2008. Segundo a companhia, a defasagem na tarifa chega a 168%.