A reunião faz parte dos desdobramentos feitos durante a última Assembleia da Amat que aconteceu em Marabá no início deste mês na Assembleia Geral Extraordinária onde reuniu grande parte dos 38 prefeitos da região sul e sudeste do Pará que compõe a Associação.
Na pauta, foram debatidos os principais problemas enfrentados pelos municípios, principalmente na área da educação, sobre as eleições municipais deste ano e a desincompatibilização de membros que ocupam cargos na diretoria da associação, conforme prevê a legislação vigente.
Além dos prefeitos, representantes do Governo do Estado também estiveram presentes no encontro, como o Secretário Adjunto da SEDUC, José Roberto Silva, onde falou sobre os convênios do Estado que estão em com alguns municípios, sobre obras escolares paralisadas e a questão dos transportes escolares.
Membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP) falaram dos compromissos do Estado com as obras do FRD, que é um recurso do fundo da Vale que é repassado para o Estado e depois para os municípios, além da participação da chefa do Núcleo de Relacionamento do BanPará, Ruth Mello.
Amat vai reunir com Ministro da Educação em Brasília
Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – AMATCarajás, estarão reunidos amanhã, 13, em Brasília, com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para discutir o reajuste do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (FUNDEB), a adequação financeira dos programas federais de Alimentação Escolar e Transporte Escolar e a construção e conclusão de obras paralisadas.
O presidente da AMAT, Válber Milhomem, vai reunir inicialmente com prefeitos e lideranças políticas na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), juntamente com a equipe da área de educação da Confederação, para tratar sobre a pauta que será apresentada ao Ministro.