Quase 21 mil cabeças de gado deverão ser imunizadas em 108.746 propriedades de 127 municípios paraenses durante a primeira etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa, que começa neste domingo (1) e vai até o dia 31 de maio. A campanha foi aberta na noite do último sábado (30), em Marabá, e é coordenada pela Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará).
“Aproximadamente 62% da carne produzida no Pará é vendida hoje para outros estados brasileiros e para outros países. Ou seja, o Estado consome apenas 1/3 do que produz. Com aftosa, esses mercados estariam bloqueados, o que nos geraria um excedente de produção parado, ou seja, o setor estaria quebrado. A vacinação é uma forma do governo federal e estadual dizer que a nossa carne é certificada, tem qualidade”, explica Luciano Guedes, diretor geral da Adepará.
Campanha - A Adepará é quem coordena a campanha, que se inicia neste domingo (1) e vai até o dia 31 de maio. O produtor é o responsável pela vacinação e tem até o dia 15 de junho para fazer a comunicação da vacina nos escritórios da Agência. Servidores do órgão lotados por todo o Pará estarão envolvidos e acompanharão o trabalho para garantir que todo o processo de vacinação atenda às metas da Agência, que é alcançar o mais alto índice vacinal.