A Coordenação de Recursos Técnicos e de Informática da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mostrou nesta segunda-feira (21) aos gestores escolares o funcionamento da versão 2.0 do novo sistema de informática “Conhecendo a Escola”, que em 2017 colocará na internet, em tempo real, a radiografia completa de todas as cerca de mil escolas públicas estaduais do Estado.
Segundo o secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva, um dos principais benefícios do sistema é que ele vai dar oportunidade de fazer monitoramento global de todas as escolas estaduais em atividade, incluindo as ações pedagógicas, lotação de professores, questões relativas à infraestrutura e logística, matrícula e censo escolar. “Assim, além de fazer o monitoramento da atual realidade, a Seduc vai estar dotada de uma ferramenta para fazer planejamento de ações a serem desenvolvidas no futuro”, disse.
Segundo o secretário, o novo sistema trará principalmente benefícios aos estudantes. “Como teremos uma base fidedigna das informações da realidade imediata da escola, poderemos intervir de forma mais rápida para sanar problemas de infraestrutura e a falta de professores, por exemplo. Poderemos fazer ajustes em projetos desenvolvidos e assim alcançar os alunos de forma mais efetiva, criando elementos para estabelecer uma educação de excelência na Amazônia, que é a missão da Seduc”, enfatizou.
Os gestores de Cametá, Santarém, Monte Alegre e Abatetuba tiraram as dúvidas sobre o sistema por videoconferência. Entre elas estão aquelas referentes ao prazo para o novo sistema estar em funcionamento e formas de acesso para municípios que ainda não têm sinal de internet. Segundo a coordenadora de Recursos Técnicos e de Informática da Seduc, Viviane Grieco, a ferramenta ainda está em fase de teste e ajuster finais, mas deve estar à disposição das escolas a partir da semana que vem.
“É uma ferramenta de uso obrigatório para todos os diretores de escolas a partir de 2017, mas que servirá tanto para a coordenação de matrícula como para censo escolar. No entanto, naquelas unidades que não têm internet, os diretores podem acessar o sistema nas respectivas UREs (Unidades Regionais de Educação), pois todas elas têm suporte para acessar o sistema”, detalhou a coordenadora.
A Seduc está também provovendo uma série de formações no Centro de Formação de Professores e Profissionais de Educação Básica para capacitar gestores e diretores de escola a alimentarem o novo sistema. A gestora da Unidade Seduc na Escola 1 (USE 1), Lucinete Albarado, disse que o “Conhecendo a Escola” vai facilitar muito também a relação da escola com a comunidade. “As informações estarão disponíveis de forma transparente também para toda a comunidade, ou seja, alunos e pais de alunos vão poder conhecer, além da área física disponível nas escolas, informações como número de alunos matriculados, infraestrutura completa disponível, lotação de professores e calendário letivo”.