A fé marcou a sexta-feira da Paixão, com a realização da Via Sacra que é um evento organizado pela igreja Católica em todo o mundo e realizado principalmente por grupos de jovens das paróquias.
É através da arte, na dramatização dos caminhos percorridos por Jesus, desde a condenação à ressureição: Paixão, morte e ressureição de Jesus, que fiéis relembram as 14 estações de Jesus até o calvário.
"A Páscoa é o momento mais importante para nós, cristãos”, ressalta dona Raimunda, que disse ainda que sempre se emociona a com a apresentação da Via Sacra.
Em Jacundá
A procissão percorreu as ruas de Jacundá, que durante o trajeto foi dramatizado por jovens da comunidade católica da Paróquia São João Batista. No caminho, os fiéis cantaram cânticos religiosos, fizeram orações e relembraram o sofrimento de Jesus durante sua peregrinação entre o palácio de Pôncio Pilatos, onde foi condenado até os momentos finais da crucificação.
Em Curionópolis
Jovens da comunidade católica de Curionópolis, também relembraram pelas ruas do município os últimos passos de Jesus até a crucificação. Centenas de fiéis saíram em procissão do bairro Jardim Panorama em direção a igreja de Nossa Senhora das Graças, onde foi encenado os momentos finais da Via Sacra.
As Estações da Via Sacra
A primeira estação da Via Sacra é quando Jesus é condenado à morte, a segunda é quando Jesus carrega a cruz às costas, na terceira, Jesus cai pela primeira vez, na quarta Jesus encontra a sua mãe, a “Virgem Maria”.
Na quinta Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a cruz, na sexta Verônica limpa o rosto de Jesus com um pano, na sétima estação Jesus cai pela segunda vez, na oitava Jesus encontra as mulheres de Jerusalém a nona marca a terceira queda de Jesus, na décima estação Jesus é despojado de suas vestes.
Na décima primeira Jesus é pregado na cruz, na décima segunda Jesus morre na cruz, na décima terceira Jesus Cristo é descido da cruz e na décima quarta e última estação Jesus é sepultado.