Tomou posse na manhã desta terça-feira (2), o novo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), o engenheiro agrônomo Luiz Pinto. A cerimônia ocorreu no Centro Integrado de Governo (CIG), em Belém, e contou com a presença de autoridades, deputados estaduais e federais, servidores do órgão, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e ex-diretores da Agência, entre eles, o médico veterinário Luciano Guedes, que deixou o cargo. O vice-governador do Estado, Zequinha Marinho, representou o governador Simão Jatene.
O termo de posse foi lido pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana. “É com alegria que falo de um órgão tão recente, mas de uma importância estratégica enorme para o Pará”, pronunciou a titular da Sead.
Luciano Guedes agradeceu a confiança dada a ele, pelo governador do Estado, nesses dois anos e quatro meses a frente da Agência. “Hoje sei que a Adepará é muito importante para o agronegócio e para a economia do Pará, garantindo segurança alimentar e certificando nossos produtos para os mercados mais exigentes. Uma defesa agropecuária bem feita é fundamental para internalizar recursos e garantir divisas para o Pará. Continuarei na defesa do agronegócio”, disse.
O superintendente Federal de Agricultura no Pará, Clésio Souza, acredita que o Estado vem ganhando o destaque merecido e falou das conquistas recentes em parceria com o órgão estadual, entre eles, o citros e sua Área Livre de Pragas. "Somos o segundo maior PIB do agronegócio do Brasil e o Pará deve ser o maior produtor de laranja do mundo", apontou.
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, falou dos desafios enfrentados pelo setor, sobretudo, para a erradicação da febre aftosa do Pará. “De todos os governadores do Estado, Jatene foi o único que levantou a bandeira da defesa sanitária. O trabalho contra a aftosa não foi fácil. Os produtores estiveram juntos porque sentiram o apoio decisivo do governo e a Adepará foi fundamental para isso, para a qualidade dos alimentos", destacou.
Produção agropecuária
O novo diretor geral, Luiz Pinto, lembrou que a Adepará foi criada no dia 17 de setembro de 2002. “Tivemos uma série de percalços, muito trabalho para criar uma estrutura e fazer concurso público. É fato que a nossa missão é do tamanho do nosso desafio. A defesa é tarefa de todos, a Adepará vai ser a casa de todos", recordou.
“Quando a gente pensa em Adepará, pensa em febre aftosa, rebanho, gado e vacinação, mas a Adepará é muito mais do que tudo isso. Ela está presente onde há produção para que o produto chegue a mesa com que a saúde requer. Não adianta ter a melhor produção de carne, de peixe, de grãos porque não vamos conseguir vender pra ninguém. Não vale de nada se não for certificado por um órgão oficial. Tudo passa pela certificação ou não tem mercado", disse o vice-governador Zequinha Marinho.
Currículo
Luiz Pinto Oliveira deixou o cargo de diretor de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), para assumir a direção da Adepará. Ele foi coordenador do projeto de criação da Adepará, sendo o primeiro diretor geral do órgão.
É mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e auditor fiscal federal agropecuário do quadro inativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Teve passagem ainda pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (antiga Sectam), onde foi secretário adjunto.