Uma investigação criminal identificou quatro pessoas que atuavam no município de Abaetetuba, nordeste paraense, como "piratas". Eles são acusador de terem assaltado uma embarcação, em dezembro passado, levando quase R$ 70 mil. A polícia civil executou os mandados de busca e apreensão na região, no último dia 02. Durante a incursão, três suspeitos foram presos e outro, que foi baleado em troca de tiros com a polícia, veio a óbito.
Um crime cometido por eles, foi um assalto no dia 1º de dezembro do ano passado, em Abaetetuba. Na ocasião, a vítima chegava na costa do município em uma embarcação para pagar o valor de R$ 68 mil pela compra de três mil latas de açaí.
Antes de sua embarcação atracar no local, quatro homens a interceptaram e, com uso de armas de fogo, roubaram o dinheiro. Dentre os presos, Sirlei Dias Santos foi quem dirigiu a embarcação da vítima no dia do assalto e informou aos comparsas que o dono do barco estava com o dinheiro.
Os presos são Raimundo da Costa Rodrigues, de apelido “Mundinho”; Wiler Silva Araújo, de apelido "Naruto", e Sirlei Dias Santos. Outro suspeito, identificado como Vanilzo Ferreira dos Santos, atirou contra os policiais durante a operação e acabou baleado, morrendo depois enquanto era socorrido.
No decorrer das investigações, os autores do crime foram identificados e tiveram as prisões decretadas pela Justiça por representação da Polícia Civil do município. No momento em que os policiais civis tentavam prender Vanilzo Ferreira dos Santos, ele atirou contra os policiais. Durante o revide, Vanilzo foi alvejado e chegou a ser socorrido em uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
Durante a operação, foi apreendida uma arma de fogo, poucas porções de substância entorpecente e certa quantia em dinheiro. A operação contou com o apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar de Abaetetuba.