Mais da metade dos paraenses está endividada, aponta uma pesquisa da Federação do Comércio no estado, a Fecomércio-Pa. Em um ano, o número subiu de 37% para 55%. A dica dos especialistas é evitar compras parceladas no cartão de crédito.
Ainda segundo a Fecomércio-Pa, as vendas aumentaram no estado. Enquanto o índice fechou o primeiro semestre em negativo no ano passado (-5,2% de janeiro a junho de 2017), este ano fechou em positivo (7,2% de janeiro a junho de 2018).
Só que em julho o endividamento também subiu expressivamente, de 37,4% em 2017 para 55,8% em 2018. Isso significa que o paraense está usando mais a facilidade das prestações.
“Essa taxa de endividamento significa que os consumidores estão comprando mais em 2018 que em 2017”, diz a assessora econômica da Fecomércio Pará Lucia Ferreira.
A taxa de inadimplência aumentou de 33,5% para 38,5%, aponta a Fecomércio-Pa.
“Precisa ter planejamento, senão a gente gasta muito com o cartão, porque ele facilita pra gente, nos dá uma falsa sensação de dinheiro na mão o tempo inteiro”, diz a funcionária pública Sónia Ribeiro, que parcelou recentemente uma conta em seis vezes. Ou seja, a dívida dela só vai terminar ano que vem.