Mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram ontem a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, em todo o país. No Estado do Pará, 281.808 candidatos se inscreveram, mas 62.561 não fizeram a prova, que foi aplicada em 75 municípios. Os participantes fizeram redação sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e responderam às perguntas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somaram 90 questões de múltipla escolha. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados no dia 14 de novembro, no site do Enem (https://enem.inep.gov.br/). Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2018 teve, no primeiro dia de prova, o menor percentual de ausentes desde 2009, ano em que passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. O número de faltosos no primeiro dia, em todo o Brasil, foi de 1.374.430 participantes. No Estado do Pará, 22,2% dos inscritos não compareceram para realização da prova, totalizando assim 62.561 ausentes. O total de inscritos no Estado era 281.808 e, destes, 219.247 realizaram o exame. “Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar”, frisou o Inep. Um total de 5.513.749 candidatos estavam com a inscrição confirmada no Enem 2018.
A segunda fase do Enem será no próximo domingo, dia 11, com aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A prova terá cinco horas de duração, 30 minutos a mais que em 2017. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico.
De acordo com o ministro da educação, Rossieli Soares, o primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. “Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje (ontem). Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo”, destacou o ministro. Entre 2013 e 2017, as ausências levaram a um prejuízo de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Maria Inês Fini, presidente do Inep, destacou a boa repercussão da prova. “No ano em que completa 20 anos de criação, o Enem confirma sua história de sucesso. As provas do primeiro dia e o tema da redação falam diretamente com a realidade dos participantes. Esperamos que eles manifestem suas crenças e valores no texto”, afirmou Maria Inês Fini, idealizadora do Enem, em 1998.
O primeiro dia de prova terminou às 18 horas no Pará (horário local), após cinco horas e meia de duração. Foram 734 locais de prova, sendo 123 apenas em Belém. De acordo com boletim emitido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), teve início já às 18 horas a coleta dos malotes contendo os cartões de respostas utilizados no primeiro dia de prova. “Ao todo serão três horas para finalizar o recolhimento, que se encerrará às 21 horas”, informou a secretaria.