O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o perfil dos internautas paraenses, em alusão ao Dia Mundial da Internet, comemorado em 17 de maio. Os dados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que investigou o perfil dos internautas paraenses no final de 2017. Segundo a pesquisa, mais da metade dos internautas do estado acessava a rede por telefone celular.
Os dados revelaram que 97,6% dos paraenses usava telefone celular e mais da metade (60,7%) utilizava apenas este meio para acessar a web. A pesquisa também mostra um crescimento de 506 mil usuários destes aparelhos em relação ao ano anterior.
Para o IBGE, as possíveis causas para esse processo são a popularização da comunicação através dos dispositivos móveis e o crescimento da produção audiovisual voltada para a rede.
De acordo com a pesquisa, o Pará terminou o ano de 2017 com 57,3% da população acessando a internet, um aumento de cerca de 455 mil comparado a 2016. Outro dado interessante é que 60,6% das mulheres tinha acesso a rede no período e foram a maior taxa de acesso por sexo.
Os estudantes somam 1,19 milhões de usuários no estado. Mais da metade dos estudantes paraenses utilizou a internet no final de 2017. Sobre o nível de escolaridade dos usuários, houve uma taxa maior de acesso entre os grupos com maior grau de instrução.