Quase 20% dos caminhões que transitam no KM-122 da PA-150, na altura de Tailândia, carregam cargas superiores a sua capacidade. Isso foi o que revelou a primeira balança de pesagem dinâmica por eixos de veículos instalada na rodovia.
De acordo com informações da Agência Pará, o sistema visa evitar o desgaste prematuro das rodovias provocado por caminhões com excesso de peso e está apto para efetuar a pesagem dinâmica de todos os veículos de carga em velocidade mínima de 6 km/h, com a capacidade de pesagem de até 150 veículos por hora. Ainda segundo informações da agência, o relatório emitido pelo sistema mostra que de cerca de 300 veículos que circulam pela PA-150, mais de 40 são flagrados com excesso de peso, dando como exemplo os apontamentos do último dia 13, que demonstram um acumulado de 600 mil quilos a mais do que a capacidade dos veículos que trafegaram na rodovia naquele dia.
Segundo o operador líder do posto, José Clayton Costa, que faz parte da equipe da balança na PA-150, há cargas acima do peso em todos os níveis, “desde uma tonelada a mais por eixo, até 20, 30, 40 e até 50 toneladas como já ocorreu aqui. A maioria dos veículos flagrados com excesso de peso transportam minérios e grãos”.
O sistema móvel de pesagem foi instalado no lado esquerdo da rodovia, sentindo Tailândia-Moju, e funcionará no período de 30 dias de forma educativa. A partir de novembro, entretanto, serão emitidos os autos de infração para veículos que burlam a lei.
A instalação da balança nas rodovias paraenses atende a Resolução 258 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), no seu art.3°, que determina que nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com peso bruto total (PBT) ou com peso bruto total combinado (PBTC) superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração (CMT) da unidade tratora.
Em Tailândia, o equipamento foi instalado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e tem capacidade para operar 24 horas por dia, sete dias da semana. Ele funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
O sistema foi concebido com capacidade para armazenar os dados para emissão de relatórios de pesagem. Nos casos de excesso de peso, automaticamente deve ser emitido o AIT – documento de notificação de infração cometida, que permitirá a aplicação de multa pela autoridade competente. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para burlar a fiscalização alguns caminhoneiros estão usando rotas clandestinas abertas no meio da mata.
Esta é a terceira balança em operação nas rodovias paraenses. Há outras duas balanças instaladas na PA-483, quilômetro 14, na Alça Viária.