Funcionários da agência do Banco Itaú em Parauapebas encontraram o lugar arrombado quando chegaram para trabalhar nesta quarta-feira (5). Segundo informações do superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegado Ricardo do Rosário, R$ 6 mil foram roubados do banco.
A Polícia Civil acredita que o crime tenha ocorrido na noite do último domingo, dia 2, quando o alarme da agência chegou a ser disparado. O vigia então telefonou para a Polícia Militar que foi até o local e não presenciou qualquer movimentação. O banco estava fechado desde a sexta anterior.
Conforme o superintendente, os bandidos quebraram – provavelmente com uma marreta - uma parede aos fundos do banco, que dá para o Rio Parauapebas, entrando na sala onde fica o sistema de alarme e o desligaram. Além disso, eles levaram o aparelho que grava as imagens geradas pelas câmeras de segurança, impossibilitando o reconhecimento.
Com acesso a toda agência, os bandidos roubaram uma quantia que estava nos caixas e conseguiram abrir um cofre pequeno, no qual havia R$ 1 mil em moedas. Como outro cofre, bastante pesado, foi encontrado de ponta cabeça, a polícia acredita que o crime tenha sido cometido por três pessoas ou mais.
Em relação aos caixas eletrônicos, eles foram encontrados intactos. “Acreditamos que eles não tinham equipamentos, como explosivos ou um maçarico, para abrir as máquinas”, comentou o superintendente. Além do dinheiro, foram roubados dois revólveres calibre 38 e coletes a prova de bala, utilizados pelos seguranças do banco.
A investigação ficará a cargo do delegado Thiago Carneiro, plantonista da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, que deverá solicitar as imagens da câmera de segurança de um comércio próximo, no intuito de tentar identificar os responsáveis. Nesta quarta, além da equipe da Superintendência, estiveram no local os peritos do Centro de Perícia Científica ‘Renato Chaves’.