Treze milhões e meio de reais. Foi a dívida que o atual governo de Parauapebas herdou da administração passada. Isso, somente com a Celpa. Na manhã desta sexta-feira, 24, uma reunião na prefeitura selou acordo para que o enorme problema seja resolvido.
Na mesa de negociação, com representantes da Celpa, o prefeito Darci Lermen; os secretários da Fazenda, Keniston Braga; de Urbanismo, Edmar Lima; e de Mineração, Flávio Veras; e o chefe de Gabinete, Edson Bonetti.
O valor exato das dívidas acumuladas, até 2016, é de R$ 13.565.456,19, resultado do consumo de energia, evolução de iluminação pública e consumo não registrado. Os débitos são referentes ao consumo das secretarias municipais e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), que há meses vinha sendo cobrado pela Celpa.
Com a negociação, as dívidas serão pagas de forma parcelada, e ainda assim a situação irá impactar diretamente no orçamento da prefeitura de 2017.
A administração vem celebrando acordos e honrando compromissos que estavam pendentes e que travavam investimentos importantes para o andamento da gestão municipal.