Inaugurações, lançamento de campanhas, ações de cidadania, caminhada, show com artistas locais e nacionais, dança, esporte, jogos interescolares e um enorme bolo. Tudo isso e muito mais faz parte da programação de aniversário de 29 anos de Parauapebas, a ser festejado no dia 10 de maio. A cidade vai receber muitos presentes e quem vai ganhar é a população.
Com o slogan “Parauapebas 29 anos, o lugar da nossa gente”, as comemorações iniciam-se nesta terça-feira, 2, e irão se estender até 28 de maio, com o envolvimento de várias secretarias sob o comando da prefeitura, que no dia 26 de maio vai entregar uma obra há anos esperada por um grupo que não vê a hora de morar debaixo do seu próprio teto: as 1.008 famílias beneficiadas com um apartamento do Residencial Alto Bonito. Em ato simbólico, as chaves serão entregues pelo prefeito Darci Lermen, em cerimônia a partir das 16 horas.
Novos espaços
Ao longo do mês, serão seis as inaugurações: no dia 4 de maio, do Espaço Azul, para atendimento ao homem, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP); no dia 5, do novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da Paz; no dia 8, do Centro de Assessoria Jurídica da Mulher (Cajum).
Nos dias 11 e 16 de maio, a prefeitura vai inaugurar duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): do Rio Verde, na rua do Comércio, e da Cidade Nova, na rua A. Já no dia 19 de maio, será inaugurado o Balcão da Juventude, no Center Cidade Nova.
Os jovens, aliás, terão muito o que comemorar também no dia 23 de maio, quando será feito o lançamento do Comitê Municipal do ID Jovem e será assinada a Ordem de Serviço do Diagnóstico Municipal da Juventude. Antes disso, no dia 6, será realizada a Caravana da Juventude, com concentração na praça da Escola Faruk Salmen.
Em meio às inaugurações, será lançado no HGP, às 14 horas do dia 9 de maio, um serviço de saúde que vai aliviar a dor de mais de 500 vítimas de câncer em Parauapebas: o da Oncologia.
Campanhas, atos e ações
Serão três as campanhas durante as homenagens a Parauapebas. A primeira a ser lançada, no dia 9 de maio, será a de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Dois dias depois, será a vez da Campanha Maio Amarelo, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”. Por fim, nos dias 27 e 28 de maio, as comemorações do aniversário serão encerradas com uma intensa campanha de doação de sangue, no Hospital Geral de Parauapebas - HGP.
As comemorações ainda preveem Ação Cidadania, na Praça de Eventos, com emissão de documentos, assessoria jurídica, consulta médica e diversão para as crianças, entre outras atividades; ato cívico, com desfile da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como apresentação da banda da Escola de Música Waldemar Henrique; sessão especial na Câmara de Vereadores, para exposição da história de Parauapebas; comemoração ao Dia das Mães, com café da manhã; seminário sobre Acolhimento das Crianças e Adolescentes; entrega de um veículo para o Cadastro Único; e visita ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS).
O grande dia
No dia 10 de maio, uma quarta-feira, Parauapebas vai amanhecer em festa. Às 8 horas, uma caminhada vai sair da prefeitura até a Praça de Eventos, onde o prefeito Darci Lermen, equipe de governo e convidados farão o corte de um bolo de 29 metros de comprimento. Quem estará lá para receber o prefeito serão 29 mulheres pioneiras do município.
Mais tarde, a partir das 16 horas, o Estádio Rosenão irá oferecer uma bela programação para os amantes do esporte, primeiro com um jogo entre Seleção de Parauapebas e o campeão municipal da 1ª divisão de 2016, com entrega de faixas, seguido de apresentação de artes marciais. E não só isso.
Quem for ao estádio, terá oportunidade de ver um amistoso entre Seleção Brasileira Master X Seleção de Parauapebas Master, que trará a Parauapebas jogadores canarinhos que marcaram história, entre os quais Mauro Galvão, Marcelinho Carioca, Edilson Capetinha, Dodô, Túlio Maravilha, Amaral, Júnior Baiano e Somália. Como treinador, Antonio Lucas dos Santos.
Na arbitragem do amistoso, um catarinense que é uma atração à parte: Clésio dos Santos, o Margarida. Como convidado de honra, ninguém menos que o pugilista Acelino Freitas, o Popó.
A noite será fechada com um grande show na Praça de Eventos, onde haverá queima de fogos e apresentação dos artistas locais DJ Rodrigo Libra, Léo Bruno, Jairo Ueno e Açaí com a Banda Tropa Louca. O show nacional ficará por conta de João Neto e Frederico.
Contudo, esse não será o único show de comemoração ao aniversário de Parauapebas. No dia 9 de maio, haverá apresentação do DJ Ozzi Mix, Malícia do Forró e da Banda Lamezon. A atração nacional é o cantor Mano Walter. E no dia 11 de maio, o show será com o padre Alessandro Campos.