Foi realizado ontem (2) por representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o modelo do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Carajás (CIS Carajás), para técnicos e conselheiros de saúde, além de vereadores dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás.
A reunião aconteceu nas dependências do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), o encontro é mais um ato pactuado após a assinatura da Carta de Intervenção dos prefeitos dos quatro municípios, em março deste ano, para a criação do consórcio que deve avaliar o modelo de atendimento do HGP.
A manutenção deverá ser custeada com recursos do governo estadual, municípios pactuados no consórcio e da produção de atendimento do SUS.
Heloisa Guimarães, secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, é quem está conduzindo a Comissão de Estudos de Viabilidade Técnica e Financeira de Serviços a Serem Consorciados.
“Parauapebas está sediando essa reunião grandiosa. É o primeiro consórcio desse porte no Estado em que serão oferecidos serviços de saúde consorciando quatro municípios. O governo do Estado vai arcar com 51% do custo para viabilização”, afirma a secretária.
Outra comissão é responsável pela Condução do Processo Legal de Constituição do Consórcio.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, diz que vem trabalhando para que o convênio seja executado ainda neste ano.
“Esperamos que já a partir do segundo semestre a população dessas cidades passem a contar com o HGP conveniado. Essa ação vai influenciar positivamente no atendimento de saúde em toda nossa reunião”, assegura Darci Lermen.